quinta-feira, 31 de março de 2011

PELOS MENOS SETE PAISES CONTAMINADOS


A Europa detectou os primeiros traços de radiação provenientes da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão. O material vazou e se espalhou na água e no ar desde que os reatores nucleares foram parcialmente destruídos pelo terremoto seguido de tsunami no dia 11 de março. Alemanha, Espanha, França, Itália, Irlanda, Suécia e Noruega estão entre os países que já confirmaram ter encontrado partículas da substância radioativa iodo-131.

O Institudo de Proteção Radiológica da Irlanda (RPII, na sigla em inglês) detectou apenas 20 unidades desse material por metro cúbico de ar. “Nesse nível, o iodo radioativo não apresenta nenhum risco à saúde humana. Para ser preocupamente, o número teria que estar em dezenas de milhares.”, afirmou ao Opera Mundi Ciara McMahon, diretora de vigilância ambiental do RPII. “Por estarem mais próximos do Japão, países como os Estados Unidos foram mais atingidos, mas mesmo nesses lugares a radiação não chega a ser preocupante. Não há motivo para alarme por aqui e essa é uma mensagem que vale para toda a Europa. Nós mantemos contato com instituições similares dos países vizinhos e as nossas medições são muito consistentes com as apresentadas por esses lugares.”, completou. Desde o terremoto no Japão, o instituto aumentou a frequência de testes para checar a radiação na água e no ar. A medição passou de mensal para diária. A Agência Britânica de Proteção à Saúde também intensificou as medidas de segurança. A entidade informou que chegou a encontrar 300 unidades de iodo-131 por metro cúbico de ar. Ainda assim, as partículas detectadas agora representam menos de um milionésimo do que foi encontrado nos países europeus após o desastre de Chernobyl em 1986. O iodo-131 foi apontado como a causa de câncer da tireoide entre crianças expostas aos lugares mais próximos do acidente.

ALCOOLISMO É DOENÇA


Cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem por ano, em todo o mundo, em consequência do consumo inadequado de álcool, segundo estudo divulgado hoje (11) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os especialistas do órgão analisaram 100 países e concluíram que o consumo nocivo de álcool afeta principalmente os jovens e causa uma série de doenças. Por ano, cerca de 320 mil pessoas de 15 a 29 anos de idade morrem devido ao consumo de álcool. Segundo os especialistas, o consumo nocivo de álcool é caracterizado pelo uso excessivo a tal ponto de causar danos à saúde e outras consequências. Os principais fatores de risco para os consumidores de bebida alcoólica são o fato de eles fumarem, a má alimentação e o sedentarismo. As doenças mais frequentes causadas pelo consumo são as sexuais, as cardiovasculares, os vários tipos de câncer, o diabetes e os problemas pulmonares crônicos. Desde 1999, 34 países adotaram políticas para a redução do consumo de álcool. As ações vão desde a restrição do comércio a punições para quem dirige embriagado. Eles consideram medidas eficientes aquelas que pesam no bolso do consumidor, a elevação de tributos cobrados sobre o álcool, assim como a redução da idade para comprar bebidas. No entanto, o diretor-geral adjunto para Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental da OMS, Ala Alwan, advertiu que, apesar dos esforços de alguns países no sentido de adotar medidas de redução e prevenção ao consumo, é necessário intensificar os esforços. " Claramente é preciso muito mais a ser feito para reduzir a perda de vidas e o sofrimento associado ao uso nocivo de álcool. " Por determinação da OMS, representantes de 100 países vão se unir na elaboração de uma estratégia global para reduzir o uso nocivo do álcool. A estratégia é adotar medidas que levem à divulgação de informações sobre os problemas causados pelo consumo inadequado de bebida, assim como orientar os governos para a prevenção e redução das consequências do uso nocivo de álcool. Chega uma hora que CHEGA! Procure os Alcoolicos Anônimos eles vão de acolher com muito carinho. Em João Pessoa eles atendem pelo telefone 32224557, em Campina Grande pelo telefone 33224258 e em São Paulo pelo telefone 021 11 32293611 e nesse eles lhe darão o telefone de qualquer parte do Brasil. Vamos lá! Evite o Primeiro Gole. Alcoolicmo é doença.

Lixão de Patos


O Lixão de Patos não pode estar mais alí naquele local por vários motivos: contamina córregos que ficam próximos, estar praticamente na cabeceira da pista do aeroporto, está muito próximo à cidade, a maneira como é depositado o lixo no local é verdadeiramente fora de todos os padrões de Meio Ambiente, apesar do esforço de alguns técnicos da SUDEMA para reservar uma vala só para resíduos de serviços de saúde, a bagaceira continua porque os Serviços de Saúde além de nãp terem os seus PGRSSs por cima fazem questão de não estarem nem aí para esses resíduos e a maior prova disso foi a perna humana encontrada no lixão.

terça-feira, 29 de março de 2011

José Alencar


ACRÓSTICO À JOSÉ ALENCAR


José Alencar homem forte,

Orgulho de nossa nação,

Sereno e enfrentando a morte...

É digno de admiração.


A benevolência de Deus o espera,

Literalmente conhecerá a glória,

Estará com outros em outra esfera,

Na terra passará para nossa história,

Com a mesma fortaleza a nós passada,

A dignidade ficará na nossa memória,

Relembrando a vida que lhe foi legada.